CASA OLIVIO - SOLUÇÕES GASTRONOMICAS

Blog da Casa Olivio


  • 6 dicas para atuar como Chef a Domicílio

    Tags: empreender, chef a domicílio
  • 2.03.2023

Hoje trazemos mais uma ideia de negócio pra quem quer empreender no ramo da alimentação. E se você já trabalha como chef de cozinha e pensa em trabalhar fora de restaurantes, temos ótimas dicas para entrar no mercado de Chef a Domicílio. Acompanhe!

 

1. Como atua o Chef a Domicílio?

O Chef em Domicílio é contratado para preparar, diretamente na casa dos clientes, um almoço, um jantar e até um evento especial, como uma festa.

Em outra frente de trabalho, o Chef a Domicílio também pode atender pessoas que não têm tempo para preparar as próprias refeições, mas que não abrem mão de uma alimentação de qualidade.

Neste segundo caso, a ideia é preparar e congelar refeições para um período determinado pelo contratante, também cozinhando na casa dele.

 

2. Não basta cozinhar bem

Para o chef de cozinha ou cozinheira que já atua no mercado, cozinhar bem faz parte do negócio, mas isso não é tudo: é preciso que o profissional entenda a logística da casa onde vai preparar as refeições, a logística do próprio negócio, além de definir atribuições que serão de sua responsabilidade e de responsabilidade do contratante.

O empreendedor precisa ter em mente que o serviço será prestado no próprio domicílio de quem o contrata. Mas além disso, o cozinheiro que inicia no ramo também pode efetuar muitas tarefas necessárias para a gestão do negócio, a partir de sua própria residência. Para isso, é necessário que crie uma pequena estrutura de homeoffice, onde tarefas administrativas – tais como agendamentos, negociação, compras, contração de mão-de-obra, etc – possam ser executadas de forma organizada.

 

3. Forme equipes

Sua função no negócio é negociar com o cliente, cozinhar e coordenar a equipe de auxiliares de cozinha e de garçons que servirão a refeição.

O caminho mais seguro para administrar a questão de prestadores de serviços é ir formando um banco de dados de profissionais do ramo que serão mais do que úteis em sua equipe, ajudando a oferecer um serviço de excelência aos clientes do negócio.

 

4. Invista em equipamentos fáceis de transportar

Dentre os equipamentos necessários para a elaboração dos jantares estão:

Equipamentos e Utensílios de Cozinha, como assadeiras, bandejas, caçarolas, conjunto de uniforme para cozinheiro e auxiliares, copos, taças, talheres de mesa e toalhas, cortadores, facas diversas e demais talheres de cozinha, fritadeir, liquidificadores, panelas, processadores, réachaud e demais utensílios para buffet, saca-rolha e abridores de garrafa.

Também é bom pensar em utensílios para cozinhas regionais, como panelas para paella, jarras para sangrias, da culinária espanhola; panelas elétricas de arroz para makimonos e sushis, facas especiais para sushi/sashimi, esteiras de bambu, utensílios e talheres especiais da culinária japonesa.

Para pratos da culinária italiana recomendamos espagueteira, máquina para preparo de massas, panelas para risotos, formas para pizzas, forno para assar pizzas e cortadores.

 

5. Divulgue seu negócio

Para quem está começando, o boca a boca é fundamental. Nesse sentido, o Chef a Domicílio deve sempre manter sua lista de contatos atualizada e em constante expansão,. Neste sentido, é fundamental participar de feiras e eventos da área para conseguir novas indicações e fechar novos negócios.

Infelizmente, não é possível viver apenas de indicações: o Chef a Domicílio precisa saber utilizar as redes sociais ao seu favor, mantendo-as sempre atualizadas e adotando estratégias de marketing digital para aumentar seu alcance e estabelecer sua marca.

Para quem trabalha com comida, o Instagram é fundamental, divulgando boas fotos e vídeos do preparo das refeições e de pratos prontos, além de divulgar dicas de ingredientes, alimentação saudável, entre outros temas interessantes ligados ao ramo.


6. Vamos conversar?

E independente do que você queira fazer, a Casa Olívio pode te ajudar. Você pode clicar no nosso chat on-line para conversar com um de nossos consultores de vendas caso você esteja lendo esse artigo em horário comercial. Se você está lendo em outro horário, pode deixar um recado em nosso WhatsApp que reponderemos assim que possível.

Em alternativa a tudo isso, verifique os valores do que você precisa aqui em nossa loja virtual, lembrando que garantimos o frete grátis caso a compra seja feita a partir da região metropolitana de São Luís, só precisa verificar o valor mínimo!

...

Sobre

Este é o Blog da Casa Olívio, um espaço para orientarmos e darmos sugestões para você que tem vontade de empreender com um negócio no ramo de alimentação. E se você já tem um negócio na área, também deixamos orientações sobre equipamentos, montagem de cozinha industrial, uso de produtos e o que mais puder ser útil para você e para o seu negócio! Vamos lá?

Facebook

Fale Conosco pelo WhatsApp
Visual e-commerce